Pular para o conteúdo principal

GREVE DOS CAMINHONEIROS



No dia 21 de maio de 2018 foi desencadeada a greve dos caminhoneiros, que teve como reivindicações: a previsibilidade mínima de reajuste do Diesel que deveria ser mensal e não diária; o fim do pedágio por eixo suspenso; e fim do PIS/COFINS sobre o Diesel.
Pois bem, no primeiro momento houve uma comprovada ineficiência do Governo Federal em começar a negociar com os grevistas. A greve foi se alastrando e tomando corpo, e quando o governo se deu conta, a greve tinha tomado proporções gigantescas vindo a parar o País com o desabastecimento de produtos essenciais para os hospitais, supermercados, e outros estabelecimentos, bem como de combustíveis para aeroportos, impactando pesadamente no dia a dia das pessoas, ficando apenas o GNV com seu abastecimento “normalizado”.
Foram rodadas de negociações com os grevistas durante a semana, e ontem, dia 26 de maio, chegou-se a um acordo, onde o Governo atendeu a Todas as demandas da classe dos caminhoneiros e das transportadoras, a previsão era de que os caminhoneiros voltassem às estradas para retomar as entregas nos diversos estabelecimentos.
Entretanto, não é isso que está ocorrendo, em muitas partes do Brasil, a greve persiste,causando enormes prejuízos a TODOS os brasileiros.
Eu estou acompanhando as movimentações dos grevistas, as ações do governo, das Forças de Segurança e vejo também entrevistas e mensagens veiculadas nas redes sociais.
Pude verificar que as movimentações dos grevistas foram muito bem articuladas, para, como disseram, serem de voluntários e de autônomos, e ao mesmo tempo dizem que não há a participação de Sindicatos por trás destas articulações. O movimento foi, rapidamente, muito bem organizado em todo o país, onde dá a entender que, Sindicatos e Empresários estariam apoiando o movimento, pois os caminhoneiros sozinhos não teriam como organizar uma paralisação desta dimensão.
Não sou contra a greve, que está estabelecida na Constituição Federal, mas quando ultrapassa os limites do bom senso, atingindo fortemente a vida das pessoas, onde verificamos que a pauta de reivindicações ultrapassa a essência do movimento, que é a diminuição no preço do diesel, deve ser analisada de maneira criteriosa.
O apoio da população à greve se deu devido à falta de credibilidade do governo, da corrupção desenfreada e o cansaço do povo com tanta desordem, onde os políticos que conduziram e conduzem o País estão sendo presos ou denunciados por corrupção. O Brasil está um verdadeiro barril de pólvora, onde uma simples fagulha pode desencadear a “explosão” de outros movimentos e consequentemente do povo.
Estamos vivendo no limbo, todo cuidado é pouco para não cairmos em armadilhas propagadas por grupos que querem ver o país “pegar fogo”, do qual o lema é: “o quanto pior, melhor.”
As ações das Forças Armadas foram de desobstruir as estradas, fazer escoltas de caminhões de combustíveis para aeroportos, empresas de ônibus, para que as pessoas pudessem exercer seu direito de ir e vir. Tudo com muito cuidado para evitar o conflito, conversando com os grevistas, alertando sobre as consequências daquele movimento e respeitando o direto dos caminhoneiros à greve.
As Forças Armadas estarão sempre cumprindo o seu dever constitucional e digo que a Intervenção Militar, não é o melhor caminho a seguir, como disse o nosso Comandante do Exército – General Villas Bôas “não há atalho fora da constituição”.
O Custo financeiro desta greve sentiremos mais tarde, quando os produtos chegarem aos supermercados, farmácias, postos, etc. com aumento de impostos para cobrir os mais de 10 bilhões de reais que sairão do tesouro nacional para subsidiar o Diesel para atender as demandas dos caminhoneiros e principalmente das transportadoras. É necessário que se realizem as Reformas necessárias no Brasil, e isso passa por um Congresso forte e competente (o que não é atualmente) dentre elas a Tributária, não adianta baixar o preço na "marra",porque quem pagará essa conta será a População.
O momento não é de “radicalizar”, mas sim de pensar em uma saída a curto prazo para essa crise, e também através do Voto, que é um preceito da Democracia Eleger e Renovar a classe política brasileira, pois, só assim haverá um futuro mais Justo para o Brasil.
Estou ao lado do Povo Brasileiro de bem, que deseja mudanças em nosso país, mas dentro da Legalidade, da Ordem , do Respeito e acima de tudo pensando e trabalhando pelo Bem Comum da Nação.
“O meu ideal político é a democracia, para que todo o homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado”. (Albert Einstein)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Propostas e Bandeiras de Luta

Como carioca, morador da cidade do Rio de Janeiro, sou Candidato a Deputado Federal. Acredito que com minha experiência pessoal e profissional, conhecimentos e valores éticos, posso contribuir e muito na vida pública para o desenvolvimento do nosso Estado do Rio de Janeiro e por um Brasil melhor. Fui convidado a ingressar na política. Aproveito para deixar registrado que Nunca fui político,Não sou filho e nem parente de político. Minha profissão é Militar, e hoje estando na reserva, aceitei este desafio por que quero lutar pelas minhas causas com determinação, coragem, ética, honestidade e responsabilidade. Carrego comigo os valores morais aprendidos no seio familiar e forjados dentro da instituição de maior confiança dos brasileiros: O Exército Brasileiro. Sou pai de um adolescente AUTISTA e foi motivado por essa situação que resolvi aceitar o DESAFIO de entrar na política, para lutar pelos DIREITOS DOS AUTISTAS. Quero ser a VOZ dos Autistas na Câmara

Minha Missão

Quem é Coronel Costa Fernandes? Sou Vagner da Costa Fernandes,Coronel de Artilharia do Exército Brasileiro,carioca, nascido no dia 25 de outubro de 1966; passei minha infância e juventude em Fragoso bairro da cidade de Magé/RJ. Durante minha carreira militar, servi em várias cidades em todo o Brasil e hoje a minha residência é na cidade do Rio de Janeiro. Sou casado,tenho dois filhos e dois enteados. Sou ativista pelos direitos dos Autistas, uma vez que tenho um filho que está no espectro Autista. Conheço todas as dificuldades que uma família sofre para encontrar atendimento médico, terapêutico e escolar para uma criança/jovem Autista. Iniciei a minha carreira militar em 1985 quando fiz o NPOR no 32° Batalhão de Infantaria na cidade de Petrópolis. Em 1987 ingressei na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) onde me graduei em Ciências Militares (1990). Em 1998, cursei a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, onde obtive o título de mestre em Operações Militares.

A Importância do Censo Demográfico para o Brasil

  O Censo começou a ser realizado em 1872, mas com a criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1936, o órgão assumiu esta responsabilidade de realizar estes levantamentos estatísticos, que o faz com maestria. O Censo é realizado a cada 10 anos sendo que o último foi em 2010, e revela uma radiografia do país em diversas áreas onde se levanta vários dados estatísticos importantes que serve de base aos governantes para planejar Políticas Públicas e informar a população de como a Sociedade se modificou neste período. O Próximo Censo deveria ter sido feito em 2020, mas com o advento da Pandemia e a falta de recursos o IBGE não conseguiu se organizar para realizar o levantamento destes dados estatísticos transferindo para 2021, que também não foi realizado e esperamos que seja feito agora em 2022. A atualização dos dados a cada década é de suma importância para traçar metas e diretrizes a serem cumpridas por governos baseado em informações atuais que certam