Pular para o conteúdo principal

Pais Especiais



No próximo domingo(12/08/2018) comemoramos o Dia dos Pais, apesar de ser uma data comercial, vale a pena fazer uma reflexão sobre a figura do PAI na criação, cuidados, educação e formação dos filhos.
Eu sou pai de dois filhos e tenho dois enteados; Matheus meu filho de 13 anos,  está no espectro Autista.

Ser pai de um filho com uma deficiência é uma missão na minha vida, nem todos os homens encaram deste modo, muitos desistem dos filhos e até mesmo de seus casamentos.
O meu primeiro filho, aquele que idealizamos, que sonhamos com o seu futuro, sonhamos com o momento em que irá ingressar na Universidade, se alistar na carreira militar, enfim são muitos projetos e sonhos, é Autista, e esse diagnóstico, alterou os meus "planos",que em um primeiro momento foram colocados de lado. A realidade que nos surge não é exatamente essa, talvez ele não faça uma faculdade, jamais seja um soldado! 
Superar essas questões é o primeiro passo para mergulhar de cabeça na nova vida que surge diante dos nossos olhos. Nunca tinha lidado com alguém tão próximo que tivesse algum tipo de deficiência.
Foi um mundo novo, repleto de obstáculos, questionamentos e dúvidas que surgiram diante de mim.
Eu amo incondicionalmente meu filho, e por ele, fui à luta, me dediquei a entender seus problemas, suas dificuldades e suas necessidades.Construímos juntos uma relação de amor profundo. Somos parceiros, ele é o meu melhor Amigo.
Ele pode não ser o "Filho dos sonhos", mas é Perfeito aos meus olhos;cada nova conquista, cada obstáculo vencido é comemorado. 
Ser pai de um filho com alguma deficiência é se despir de qualquer preconceito, é enfrentar esse mundo ainda hostil àqueles que são "diferentes', é lutar diariamente para que seu filho seja respeitado, amá-lo acima de qualquer coisa, é cuidar, é alimentar , educar e ser a Voz do seu filho perante uma sociedade tão pouco inclusiva.
Você que é pai de um filho especial,encare esse desafio com uma nobre missão, fortaleça seus laços de amor com sua esposa, porque a união do casal é muito importante para conviver em uma rotina, que nem sempre é fácil. A presença do Pai na vida do filho especial é fundamental para seu desenvolvimento emocional e social. 

Neste Dia dos Pais aproveite todos os momentos ao lado do seu filho; o Amor é o único sentimento que realmente deixa marcas na vida de um filho. Os melhores momentos da nossa vida são aqueles que passamos ao lado de quem mais Amamos.

Feliz Dia dos Pais!

Coronel Costa Fernandes - Pai do Matheus e da Rafaela. Padrasto do Guilherme e do Felipe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Propostas e Bandeiras de Luta

Como carioca, morador da cidade do Rio de Janeiro, sou Candidato a Deputado Federal. Acredito que com minha experiência pessoal e profissional, conhecimentos e valores éticos, posso contribuir e muito na vida pública para o desenvolvimento do nosso Estado do Rio de Janeiro e por um Brasil melhor. Fui convidado a ingressar na política. Aproveito para deixar registrado que Nunca fui político,Não sou filho e nem parente de político. Minha profissão é Militar, e hoje estando na reserva, aceitei este desafio por que quero lutar pelas minhas causas com determinação, coragem, ética, honestidade e responsabilidade. Carrego comigo os valores morais aprendidos no seio familiar e forjados dentro da instituição de maior confiança dos brasileiros: O Exército Brasileiro. Sou pai de um adolescente AUTISTA e foi motivado por essa situação que resolvi aceitar o DESAFIO de entrar na política, para lutar pelos DIREITOS DOS AUTISTAS. Quero ser a VOZ dos Autistas na Câmara

Minha Missão

Quem é Coronel Costa Fernandes? Sou Vagner da Costa Fernandes,Coronel de Artilharia do Exército Brasileiro,carioca, nascido no dia 25 de outubro de 1966; passei minha infância e juventude em Fragoso bairro da cidade de Magé/RJ. Durante minha carreira militar, servi em várias cidades em todo o Brasil e hoje a minha residência é na cidade do Rio de Janeiro. Sou casado,tenho dois filhos e dois enteados. Sou ativista pelos direitos dos Autistas, uma vez que tenho um filho que está no espectro Autista. Conheço todas as dificuldades que uma família sofre para encontrar atendimento médico, terapêutico e escolar para uma criança/jovem Autista. Iniciei a minha carreira militar em 1985 quando fiz o NPOR no 32° Batalhão de Infantaria na cidade de Petrópolis. Em 1987 ingressei na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) onde me graduei em Ciências Militares (1990). Em 1998, cursei a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, onde obtive o título de mestre em Operações Militares.

A Importância do Censo Demográfico para o Brasil

  O Censo começou a ser realizado em 1872, mas com a criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1936, o órgão assumiu esta responsabilidade de realizar estes levantamentos estatísticos, que o faz com maestria. O Censo é realizado a cada 10 anos sendo que o último foi em 2010, e revela uma radiografia do país em diversas áreas onde se levanta vários dados estatísticos importantes que serve de base aos governantes para planejar Políticas Públicas e informar a população de como a Sociedade se modificou neste período. O Próximo Censo deveria ter sido feito em 2020, mas com o advento da Pandemia e a falta de recursos o IBGE não conseguiu se organizar para realizar o levantamento destes dados estatísticos transferindo para 2021, que também não foi realizado e esperamos que seja feito agora em 2022. A atualização dos dados a cada década é de suma importância para traçar metas e diretrizes a serem cumpridas por governos baseado em informações atuais que certam