Pular para o conteúdo principal

Área de Ciência e Tecnologia Militar

Projetos na área de Ciência e Tecnologia militar – Seu impacto na Base Industrial de Defesa e no desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.

Trabalho no Centro Tecnológico do Exército (CTEx) no Rio de Janeiro há cerca de 10 anos. O CTEx é um Centro de excelência onde se realiza a Pesquisa e o Desenvolvimento (P&D) de projetos  na área da Tecnologia Militar tais como: mísseis e foguetes, radares, simuladores de armas e de helicópteros, viaturas militares, veículos aéreos não tripulados, guerra eletrônica, rádio definido por software, dentre outros Produtos de Defesa (PRODE).
Vejo a capacidade de trabalho e a competência dos Militares e Servidores Civis que atuam lado a lado nas diversas áreas de P&D suprindo as necessidades do Exército Brasileiro no setor tecnológico no que tange aos PRODE.
Estes equipamentos são desenvolvidos juntamente com empresas parceiras, que geram milhares de empregos diretos e indiretos de alto valor agregado, com isso alavanca a Base Industrial de Defesa. Hoje, a grande maioria dos componentes eletrônicos que integram os PRODE são importados, dificultando o desenvolvimento dos projetos, sendo que investindo nas empresas nacionais parceiras, esta situação poderia se reverter.
As Forças Armadas têm muito a contribuir ao País na área tecnológica, os Centros Tecnológicos são mal aproveitados pelos governos, basta incentivo e vontade política para que se busque autonomia tecnológica.
Acredito que o desenvolvimento do Brasil passa necessariamente pela capacidade de reação deste setor, mesmo com os parcos recursos orçamentários na área de P&D científico-tecnológico estamos caminhando.
O exemplo disso é a implantação do Polo de Ciência e Tecnologia do Exército em Guaratiba (PCTEG) no Rio de Janeiro, na área do Centro Tecnológico do Exército, que hoje encontra-se parado devido a falta investimentos e parcerias.
A concretização do PCTEG seria de grande importância para o desenvolvimento tecnológico do Exército, do Estado do Rio de Janeiro e do nosso País, onde devido a sua concepção atrairia 
empresas, instituições de ensino  para a área de Guaratiba, que geraria empregos e desenvolveria sensivelmente Zona Oeste da nossa cidade, tendo reflexos diretamente na Base Industrial de Defesa.
Existe o espaço físico disponível para a implantação do Polo, mas falta apoio político e verbas para sua concretização.
Sou um incentivador para que sejam criados nas cidades brasileiras, Centros, Polos e Parques Tecnológicos, pois certamente se desenvolverão com mais vigor, vide o caso da cidade de São José dos Campos – SP, que hoje é um dos mais importantes Polos Tecnológicos do País.
#BotaFéNaMissão


Coronel Costa Fernandes - EXÉRCITO BRASILEIRO

https://www.facebook.com/celcostafernandesoficial/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Propostas e Bandeiras de Luta

Como carioca, morador da cidade do Rio de Janeiro, sou Candidato a Deputado Federal. Acredito que com minha experiência pessoal e profissional, conhecimentos e valores éticos, posso contribuir e muito na vida pública para o desenvolvimento do nosso Estado do Rio de Janeiro e por um Brasil melhor. Fui convidado a ingressar na política. Aproveito para deixar registrado que Nunca fui político,Não sou filho e nem parente de político. Minha profissão é Militar, e hoje estando na reserva, aceitei este desafio por que quero lutar pelas minhas causas com determinação, coragem, ética, honestidade e responsabilidade. Carrego comigo os valores morais aprendidos no seio familiar e forjados dentro da instituição de maior confiança dos brasileiros: O Exército Brasileiro. Sou pai de um adolescente AUTISTA e foi motivado por essa situação que resolvi aceitar o DESAFIO de entrar na política, para lutar pelos DIREITOS DOS AUTISTAS. Quero ser a VOZ dos Autistas na Câmara

Minha Missão

Quem é Coronel Costa Fernandes? Sou Vagner da Costa Fernandes,Coronel de Artilharia do Exército Brasileiro,carioca, nascido no dia 25 de outubro de 1966; passei minha infância e juventude em Fragoso bairro da cidade de Magé/RJ. Durante minha carreira militar, servi em várias cidades em todo o Brasil e hoje a minha residência é na cidade do Rio de Janeiro. Sou casado,tenho dois filhos e dois enteados. Sou ativista pelos direitos dos Autistas, uma vez que tenho um filho que está no espectro Autista. Conheço todas as dificuldades que uma família sofre para encontrar atendimento médico, terapêutico e escolar para uma criança/jovem Autista. Iniciei a minha carreira militar em 1985 quando fiz o NPOR no 32° Batalhão de Infantaria na cidade de Petrópolis. Em 1987 ingressei na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) onde me graduei em Ciências Militares (1990). Em 1998, cursei a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, onde obtive o título de mestre em Operações Militares.

A Importância do Censo Demográfico para o Brasil

  O Censo começou a ser realizado em 1872, mas com a criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1936, o órgão assumiu esta responsabilidade de realizar estes levantamentos estatísticos, que o faz com maestria. O Censo é realizado a cada 10 anos sendo que o último foi em 2010, e revela uma radiografia do país em diversas áreas onde se levanta vários dados estatísticos importantes que serve de base aos governantes para planejar Políticas Públicas e informar a população de como a Sociedade se modificou neste período. O Próximo Censo deveria ter sido feito em 2020, mas com o advento da Pandemia e a falta de recursos o IBGE não conseguiu se organizar para realizar o levantamento destes dados estatísticos transferindo para 2021, que também não foi realizado e esperamos que seja feito agora em 2022. A atualização dos dados a cada década é de suma importância para traçar metas e diretrizes a serem cumpridas por governos baseado em informações atuais que certam